PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

uniformidades

Que defende uma uniformidade de leis ou propriedades universais (ex.: modelo uniformitário de mudança geológica; princípio uniformitário de mudança linguística; teoria uniformitária)....


comunhão | n. f.

Participação em comum....


monotonia | n. f.

Uniformidade constante de sons prolongados....


rima | n. f. | n. f. pl.

Uniformidade de sons na terminação de duas ou mais palavras....


Qualidade do que é uniformitário ou do que defende uma uniformidade de leis ou propriedades universais....


Qualidade do que é uniformitário ou do que defende uma uniformidade de leis ou propriedades universais....


equabilidade | n. f.

Uniformidade (no modo de proceder, de obrar, de se mover, etc.)....


consonância | n. f.

Reunião de sons que formam harmonia agradável....


maçagem | n. f.

Acto de maçar o linho....


mesmice | n. f.

Qualidade do que não varia ou não se altera....


subsumir | v. tr.

Incluir em algo mais amplo ou abrangente (ex.: acção que se pode subsumir no âmbito dos serviços contratados)....


volante | adj. 2 g. | n. m.

Que tem a faculdade de voar....


uniformidade | n. f.

Estado ou qualidade do que é ou está uniforme....


platitude | n. f.

Falta de originalidade....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).


Ver todas