PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

subcontinente

neo-árico | n. m. | adj.

Conjunto das línguas indo-europeias arianas modernas, faladas na região do Irão e do subcontinente indiano....


Grande extensão de terra contínua que corresponde a uma divisão natural de um continente (ex.: subcontinente indiano)....


verdim | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes do género Chloropsis, de plumagem predominantemente verde ou esverdeada, endémicas do subcontinente indiano e do sudeste asiático....


Relativo ao Indostão, região do subcontinente indiano que inclui parte da Ìndia e do Paquistão....


hindustani | n. m. | n. 2 g. | adj. 2 g.

Indivíduo do Hindustão ou Indostão, região do subcontinente indiano que inclui parte da Ìndia e do Paquistão....


indo-malaio | adj. | adj. n. m.

Relativo à zona do globo entre o subcontinente indiano e toda a sona do sul e sudeste asiático (ex.: espécies indo-malaias; floresta indo-malaia; região biogeográfica indo-malaia)....




Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).


Ver todas