PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

remira

expiável | adj. 2 g.

Que pode ser expiado ou remido....


remível | adj. 2 g.

Que se pode remir....


remição | n. f.

Acto ou efeito de remir ou de se remir....


penitenciar | v. tr. | v. pron.

Impor penitência a....


redimir | v. tr. | v. tr. e pron. | v. pron.

Obter novamente....


remir | v. tr. | v. tr. e pron. | v. pron.

Adquirir de novo....


resgatar | v. tr. | v. pron.

Remir a troco de dinheiro ou presentes....


remido | adj.

Que se remiu....


remirar | v. tr. | v. pron.

Tornar a mirar, a olhar, a examinar (ex.: remirar as fotografias)....


remissão | n. f.

Acto ou efeito de remitir....


expiar | v. tr.

Remir (culpas ou delitos) pelo cumprimento de pena ou penitência....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

Ver todas