PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ranhuras

mecha | n. f.

Cordão, fio ou feixe de fios envolvido em cera ou combustível, próprio para manter o lume quando aceso....


gancheira | n. f.

Peça com vários ganchos (ex.: gancheira de talho)....


ranhura | n. f.

Entalhe feito na espessura de uma tábua ou de uma peça de ferro para nela se encaixar o ressalto ou dente de outra peça....


slot machine | n. f.

Aparelho destinado a jogos de azar, que originalmente exigia a introdução de uma moeda para funcionar....


envaziado | n. m.

Ranhura em que encaixa a almofada da porta....


guilherme | n. m.

Plaina estreita de carpinteiro, usada para fazer os filetes das portas, ranhuras das tábuas, etc....


espalhador | adj. n. m. | n. m.

Peça que num fogão a gás permite espalhar a chama de forma uniforme através de ranhuras ou orifícios....


mechar | v. tr.

Defumar com mecha....


ranhurar | v. tr.

Fazer ranhuras em (ex.: máquina de ranhurar tubos)....


estriamento | n. m.

Conjunto de estrias ou ranhuras no interior do cano de uma arma de fogo que dão um sentido de rotação ao projéctil e maior precisão ao disparo....


raiamento | n. m.

Conjunto de raias ou ranhuras no interior do cano de uma arma de fogo que dão um sentido de rotação ao projéctil e maior precisão ao disparo....


vazia | n. f.

Ilharga, quadril....


arranhão | n. m.

Ferida superficial, geralmente em forma de risco (ex.: tenha cuidado com esse gato, ainda leva algum arranhão)....


marco | n. m.

Pedra ou estaca que demarca terrenos ou distâncias....



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Uma frase poderá conter parênteses no fim da mesma? Exemplo: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março).
Os parênteses são sinais gráficos - podem ser curvos "( )", rectos "[ ]" ou angulares "<>" - utilizados sobretudo para delimitar palavras, locuções ou frases intercaladas ou suprimidas, sem que a estrutura sintáctica seja alterada. Por este motivo, ao utilizar uma sequência dentro de parênteses, a pontuação da frase deverá ser a mesma que existiria sem o uso desses sinais gráficos.

O exemplo que nos fornece não é muito claro, mas quando o que se pretende intercalar corresponde a uma ou mais frases completas, estas poderão estar integradas na frase que não está entre parênteses (mantendo a pontuação de uma frase dependente e sem uso de maiúsculas iniciais): Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês?).

Se, no entanto, houver mais do que uma frase dentro dos parênteses, deverão ser respeitadas dentro dos parênteses as regras gerais de pontuação, com uso de maiúsculas a seguir a um ponto final ou, no caso do exemplo, a um ponto de interrogação: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?).

A informação poderá, por outro lado, surgir isolada fora dessa frase, com a respectiva pontuação e uso de maiúsculas; este parece ser o procedimento preferencial no caso de frases como a do exemplo referido, em que não parece haver nexo muito forte entre a frase imediatamente anterior e a(s) frase(s) entre parênteses: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado. (Ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?)


Ver todas