PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

proto-

proto | n. m.

Chefe de oficina tipográfica....


protofonia | n. f.

Composição que serve de introdução a ópera, bailado, sinfonia, etc....


protomédico | n. m.

Médico principal de um rei ou da corte....


protoplasma | n. m.

Substância primordial do organismo vivo....


Antigo ramo da zoologia dedicado ao estudo dos protozoários....


protozoário | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos protozoários....


protopatia | n. f.

Doença primitiva ou inicial, que não decorre de outra....


protolíngua | n. f.

Língua que terá estado na origem de uma família de línguas, geralmente reconstituída a partir das línguas que dela terão derivado....


protocloreto | n. m.

Primeiro grau de combinação de um corpo simples com cloro....


Cardeal-diácono que é cardeal há mais tempo, entre os cardeais do Santo Colégio....


Cardeal-presbítero que é cardeal há mais tempo, entre os cardeais do Santo Colégio....


protobispo | n. m.

Cardeal-bispo que é cardeal há mais tempo, entre os cardeais do Santo Colégio....


Nuvem de gás e poeira interestelar cuja contracção constitui uma fase inicial dará formação de uma estrela....


protocristão | adj. | adj. n. m.

Relativo ao protocristianismo....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).


Ver todas