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passitas

coado | adj.

Fundido....


enfiado | adj.

Que tem um fio passado por um orifício....


equinocial | adj. 2 g.

Relativo ao equinócio ou a uma das épocas do ano em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa pelo plano do equador celeste....


Diz-se dos versos que na aparência têm uma sílaba a mais, mas que, na realidade, elidem a sua vogal final, que passa à que começa a primeira palavra do verso seguinte....


intransmissível | adj. 2 g.

Que não se transmite; que não passa de uma a outra pessoa....


intrapulmonar | adj. 2 g.

Que está ou se passa no interior dos pulmões....


isótero | adj.

Diz-se da linha que passa pelos pontos terrestres de igual temperatura média estival....


Diz-se da curva que passa pelos metacentros correspondentes a todas as inclinações possíveis do navio....


perfectivo | adj.

Que perfaz, que mostra perfeição....


sozinho | adj.

Absolutamente só....


-mente | suf.

Elemento que forma geralmente advérbios, nomeadamente para indicar o modo (ex.: sinceramente amigo); pode designar tempo ou lugar (ex.: o que se passa actualmente; colocado inferiormente)....


hepatobiliar | adj. 2 g.

Relativo ao fígado e às vias onde passa a bílis....


brocante | adj. 2 g.

Que broca ou é capaz de brocar....


Que se ultrapassou; que ficou para trás (ex.: o veículo ultrapassado circulava com as luzes apagadas)....


dormido | adj.

Que dormiu ou adormeceu....



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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