PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ovil

ovil | n. m.

Curral de ovelhas....


ovelha | n. f.

Fêmea do carneiro....


muflão | n. m.

Designação comum aos caprinos selvagens dos géneros Ovis e Ammotragus....


ovídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos ovídeos....


carneiro | n. m.

Mamífero ruminante e lanígero do género Ovis, da família dos bovídeos....


Mamífero ovino (Ovis dalli), de pelagem branca ou acastanhada, cujos machos adultos têm chifres grossos, curvos e com anéis, encontrado em estado selvagem na região noroeste da América do Norte....


Mamífero ovino (Ovis canadensis), de pelagem acastanhada, cinzenta ou preta, cujos machos adultos têm chifres muito grossos, curvos e com anéis, encontrado em estado selvagem na América do Norte....


caprino | adj. | n. m.

Relativo a ou próprio de cabra ou bode (ex.: gado caprino)....



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.


Ver todas