PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

nervo

ciático | adj.

Diz-se de cada um dos dois principais nervos de cada perna....


cubital | adj. 2 g.

Do cúbito ou a ele relativo (ex.: cirurgia para descompressão do nervo cubital)....


exódico | adj.

Diz-se dos nervos em que a acção se exerce de dentro para fora....


laríngeo | adj.

Da laringe ou a ela relativo (ex.: edema laríngeo; nervo laríngeo; proeminência laríngea)....


mediano | adj.

Diz-se do nervo que se estende da axila às mãos, permitindo a flexão dos dedos....


nerval | adj. 2 g.

Dos nervos ou a eles relativo....


neural | adj. 2 g.

Relativo a nervos....


neurino | adj.

Relativo a nervo....


nevrarterial | adj. 2 g.

Comum aos nervos e às artérias....


safeno | adj.

Diz-se de nervo da perna e do pé, que é uma ramificação do nervo femural....


trinervado | adj.

Que apresenta três nervos ou nervuras....


nérveo | adj.

Que tem nervos ou nervuras....


neuromuscular | adj. 2 g.

Que se refere simultaneamente aos nervos e aos músculos....


neurossensorial | adj. 2 g.

Que é relativo aos nervos que levam impulsos de um órgão sensorial até ao cérebro ou à medula espinal....


Diz-se do nervo que se inicia no plexo lombar e que inerva a pele que cobre os glúteos e a pele da região ântero-lateral da coxa....


Relativo ao nervo vago e ao sistema nervoso simpático....


ilioinguinal | adj. 2 g.

Relativo ao ílio ou ao osso ilíaco e à zona da virilha (ex.: linfadenectomia ilioinguinal; nervo ilioinguinal)....



Dúvidas linguísticas



Em https://www.flip.pt/Duvidas.../Duvida-Linguistica/DID/777 vocês concluem dizendo "pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se". Nesse caso, pelas mesmas regras ali expostas, não teria de ser "pois se trata"? O "pois" não atrai nunca próclise?
No português europeu, a conjunção pois não é geralmente um elemento desencadeador de próclise (posição pré-verbal do pronome pessoal átono, ou clítico), a qual, como se referiu na resposta à dúvida posição dos clíticos, está associada a fenómenos gramaticais de negação, quantificação, focalização ou ênfase (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, pp. 2241-2242).


Pesquisas em corpora revelam que, na norma europeia, existem casos da conjunção pois com próclise (ex.: As despesas não aumentaram tanto como as receitas, pois se arredondaram em 26 811 contos) mas comprovam também que, estatisticamente, essa conjunção é mais usada com ênclise (posição pós-verbal do pronome pessoal átono), como na frase Em conclusão, as frases que nos enviou enquadram-se no contexto referido na alínea f), pois trata-se de uma oração subordinada condicional, introduzida pela conjunção se. Essa tendência é também corroborada pela seguinte afirmação de Ana Maria Martins, que se debruça sobre o tema na obra acima citada: «As orações explicativas introduzidas por pois (cf. Caps. 34, 35 e 38) apresentam sempre colocação enclítica dos pronomes átonos (desde que a próclise não seja independentemente motivada) [...].» (vd. Eduardo RAPOSO et al. (orgs.), Gramática do Português, 1.ª ed., vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 2299).


Na norma brasileira, dado que a tendência natural é para a colocação do pronome antes do verbo, tal como se afirma na resposta à dúvida amanhã: ênclise ou próclise?, o habitual é a conjunção pois ser mais usada com próclise (ex.: O resultado foi satisfatório, pois se conseguiu atingir o objetivo).




Na frase "São eles os líderes dos pais.", qual é a função sintática de "os líderes dos pais" ?
A frase São eles os líderes dos pais é equivalente à frase Eles são os líderes dos pais, cujos constituintes se encontram na ordem canónica das frases em português (sujeito + verbo + complemento). Considerando a frase canónica (Eles são os líderes dos pais), verifica-se que o sintagma nominal os líderes dos pais desempenha a função sintáctica de predicativo do sujeito, uma vez que está a predicar ou caracterizar o sujeito eles. O verbo ser enquadra-se num grupo de verbos copulativos (ou de ligação), que inclui outros verbos como andar, continuar, estar, ficar, parecer ou permanecer. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um predicativo do sujeito, que concorda geralmente em género e número com o sujeito (ex.: ele é o líder; eles são os líderes; ela parece preocupada; eles parecem preocupados).

Ver todas