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namorada

Que tem muitas namoradas ou muitos namorados....


amada | n. f.

Namorada....


amante | adj. 2 g. | n. 2 g. | n. m.

Namorado ou namorada....


arranjinho | n. m.

Combinação para entrevista amorosa....


camote | n. m.

Espécie de batata grande da América do Sul....


gamenho | n. m.

Indivíduo que se atavia para namorar; casquilho....


pequename | n. m.

As raparigas; as namoradas....


quebra-esquinas | n. m. 2 núm.

Pessoa que gosta de namorar ou tem muitos namorados ou namoradas....


xodó | n. m.

Namorado ou namorada....


chute | n. m.

Pontapé forte na bola (ex.: chute de fora da área)....


garota | n. f.

Criança do sexo feminino....



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".
Os verbos referentes às vozes dos animais são geralmente considerados unipessoais pelas gramáticas tradicionais, isto é, são apresentados como tendo flexões apenas na 3.ª pessoa, quer do singular quer do plural (mia, miam, miava, miavam, etc.). No entanto, existem obras, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002) ou o Dicionário dos Verbos Portugueses (Porto, Porto Editora, s. d.), que apresentam verbos como miar conjugados em todas as pessoas e tempos, uma vez que podem, em sentido figurado ou em contextos específicos, ser utilizados segundo o paradigma dos verbos regulares.

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