Os verbos
monitorar e
monitorizar são formações correctas a partir do
substantivo
monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar,
e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por
outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia
da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a
única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa
(Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de
José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário
Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar
para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da
língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar,
como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
(Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas
correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.
O
superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que
exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo,
forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).
No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io,
a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo,
o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo,
maciíssimo, vadiíssimo).
Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de
superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo.
No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova
Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p.
260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em
lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras
semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo,
com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por
exemplo.
Obra de arte desse género artístico que retrata sobretudo objectos inanimados.
nome feminino
1.
[Artes plásticas]
[Artes plásticas]
Género artístico, especialmente na pintura, que representa objectos inanimados, naturais ou manufacturados, dispostos de forma estética.
2.
[Artes plásticas]
[Artes plásticas]
Obra de arte desse género artístico que retrata sobretudo objectos inanimados.
Origem etimológica: natureza + morta, feminino de morto.