PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

método

Que faz algo à pressa e sem cuidado ou método....


Que mostra rigor e métodos de investigação....


Que procede por perguntas (ex.: método erotemático)....


euclidiano | adj.

Diz-se do método seguido por Euclides, nas suas demonstrações matemáticas....


experimental | adj. 2 g.

Que pertence à vanguarda e desafia convenções e métodos (ex.: cinema experimental, música experimental, poesia experimental)....


Que se ocupa do estabelecimento de leis gerais ou do estudo dos fenómenos recorrentes, especialmente dos naturais, por oposição a idiográfico (ex.: investigação nomotética, método nomotético)....


Que segue um método farmacêutico muito simples....


Relativo à pedagogia (ex.: método pedagógico)....


Que segue um sistema (ex.: método sistemático)....


socrático | adj.

Diz-se do método pedagógico de perguntas e respostas e que leva o discípulo ao conhecimento do próprio erro, para a seguir o conduzir ao descobrimento da verdade....


Que combate os efeitos do tabaco ou a sua dependência (ex.: método antitabágico)....


randómico | adj.

Que depende do acaso ou de variáveis imprevisíveis....


Tendo em conta os precedentes ou a experiência (ex.: método a posteriori)....


ametódico | adj.

Que não tem ou em que não há método (ex.: experiências ametódicas)....


Relativo a auscultação (ex.: método auscultatório)....


Relativo a palpação (ex.: método palpatório)....


Próprio para investigar (ex.: método investigativo)....



Dúvidas linguísticas



Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.


Ver todas