PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

integridade

cônscio | adj.

Que age com consciência ou integridade....


decoro | n. m.

Atitude ou comportamento respeitadores das normas e convenções sociais; respeito de si mesmo e dos outros....


holismo | n. m.

Doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido na sua integridade....


Tendência ou conjunto de acções para conservar a própria existência ou integridade....


Qualidade de quem é incorruptível; integridade; austeridade....


seriedade | n. f.

Integridade de carácter....


Acção ou tendência para preservar a própria existência ou integridade....


inteireza | n. f.

Integridade (sentido próprio e figurado)....


moleque | n. m. | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g.

Que ou quem revela maus sentimentos; que ou quem não tem integridade, não é sério....


terso | adj.

Que demonstra integridade (ex.: homem terso)....


honradez | n. f.

Integridade de carácter....


Conjunto das condições e das medidas que permitem a manutenção da sanidade ou integridade dos livros, nomeadamente na protecção contra insectos....


Processo de organização de uma base de dados relacional para reduzir a redundância e o espaço ocupado e aumentar a integridade....


autopreservar | v. pron.

Preservar a própria existência ou integridade....


Que preserva ou serve para preservar a própria existência ou integridade (ex.: instinto autopreservativo)....


maus-tratos | n. m. pl.

Conjunto de acções ou comportamentos infligidos a pessoa ou a animal que colocam em perigo a sua saúde ou integridade física e que constitui delito (ex.: denúncia por maus-tratos; vítima de maus-tratos). [Podem incluir trabalho impróprio ou excessivo, castigos físicos ou outras punições, alimentação insuficiente, negligência nos cuidados de saúde, etc.]...


mão | n. f.

Integridade....



Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




A palavra centigrados significa, segundo vós, masculino plural de centigrado. No entanto, a palavra centigrado não existe, o que existe é centígrado. Poderiam por favor esclarecer-me quanto a esta questão?
A palavra centigrado é um termo da geometria e designa a centésima parte da unidade de medida designada por grado. Trata-se de uma palavra parónima da palavra centígrado, pois tem grafia e pronúncia muito semelhante a esta, mas tem significado diferente e é bastante mais rara.

Ver todas