PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

girafa

agirafado | adj.

Que é esguio como uma girafa (ex.: pescoço agirafado)....


girafa | n. f.

Mamífero ruminante da família dos girafídeos, notável pelo comprimento do pescoço, de corpo amarelado com manchas acastanhadas....


girafídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos girafídeos....


Subespécie (Giraffa camelopardalis angolensis) de girafa encontrada em savanas de Angola, do Botsuana, da Namíbia e da Zâmbia....



Dúvidas linguísticas



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.



Singular ou plural? A seguinte frase está correcta? "Tanto este como aquele está..." Ou deve-se empregar o plural "estão"?
Na expressão em análise, estamos perante um sujeito composto que corresponde a uma coordenação feita através da locução descontínua tanto... como.... Por este motivo, o verbo deverá concordar com o sujeito e ser flexionado na terceira pessoa do plural. Para analisar a concordância nesta coordenação, podemos aproximá-la à coordenação com a conjunção e, na qual, em princípio, não hesitaremos em fazer a concordância com o plural (ex.: Este e aquele estão...).

Ver todas