Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Pesquisa por "féis" nas definições

féleo | adj.
    Do fel ou a ele relativo....

fel | n. m.
    Humor muito amargo contido numa vesícula aderente ao glóbulo do fígado....

fel-da-terra | n. m.
    Planta herbácea (Centaurium erythraea), da família das gencianáceas, nativa da Europa, de flores rosadas com cinco pétalas, cultivada pelas suas propriedades medicinais....

afelear | v. tr.
    Misturar com fel....

pomba | n. f. | interj.
    Designação dada a várias aves granívoras e sociáveis da família dos columbídeos....

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Gostaria de saber o significado de setor. Quando chamamos um professor desta forma, é errado? Ou setor é uma abreviação de senhor doutor ou senhor professor?
A palavra setor (não confundir com a forma homógrafa setor, que corresponde a sector na grafia portuguesa antes do Acordo Ortográfico de 1990) é muito usada nos meios escolares portugueses, sobretudo pelos alunos, e equivale ao cruzamento de senhor doutor, originando uma amálgama formada pela parte inicial da primeira palavra e pela parte final da segunda (se+tor). Não se trata propriamente de um erro, mas é uma palavra que deve apenas ser usada em contextos informais ou familiares, à semelhança de profe, usado como redução de professor. É também frequente a grafia stor, que, no entanto, contém um grupo consonântico st em início de palavra, o que não é muito usual na língua portuguesa.

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Pesquisar/f%C3%A9is [consultado em 28-11-2022]