PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

etnia

étnico | adj.

Relativo a etnia....


etnorracial | adj. 2 g.

Relativo a etnia e a raça....


etno- | elem. de comp.

Exprime a noção de povo ou de etnia (ex.: etnodesenvolvimento)....


Cruzamento de indivíduos de raças ou de etnias diferentes (ex.: miscigenação dos povos africanos, indígenas e europeus)....


lelo | adj. | n. m.

Pessoa de etnia cigana....


pretalhada | n. f.

Conjunto de pessoas de etnia negra....


Qualidade do que é multiétnico; coexistência de várias etnias no mesmo espaço....


brancalhada | n. f.

Conjunto de pessoas de etnia branca....


etnia | n. f.

Agrupamento de famílias numa área geográfica cuja unidade assenta numa estrutura familiar, económica e social comum e numa cultura comum....


mestiçagem | n. f.

Cruzamento de raças ou de etnias distintas....


negrada | n. f.

Conjunto de pessoas de etnia negra....


negralhada | n. f.

Conjunto de pessoas de etnia negra....


mestiço | adj. n. m.

Diz-se do ou o indivíduo proveniente de pais de etnias ou raças diferentes....


mesclar | v. tr. e pron.

Misturar ou misturar-se com etnias diferentes....


etnocultural | adj. 2 g.

Que é relativo a etnia e a cultura (ex.: multiplicidade etnocultural; património etnocultural; temas etnoculturais)....


Que se produz entre etnias (ex.: casamento interétnico; diálogo interétnico; relações interétnicas)....



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).

Ver todas