Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Pesquisa por "domiciliar" nas definições

domiciliado | adj.
    Residente com carácter de permanência....

meteco | n. m.
    Nome dado em Atenas aos estrangeiros que haviam fixado residência nesta cidade....

aparoquiar | v. tr. e pron.
    Domiciliar(-se) numa paróquia....

domiciliar | v. tr. | v. pron. | adj. 2 g.
    Relativo a domicílio (ex.: abastecimento domiciliar de água)....

bairrista | adj. 2 g. n. 2 g.
    Diz-se de ou pessoa domiciliada num bairro....

Dúvidas linguísticas


Estará correcta, para significar "crer em algo", a expressão: não me acredito.
O verbo acreditar não é pronominal na acepção que corresponde a crer, pelo que a construção não me acredito deverá ser evitada.



No site de um amigo, este emprega o vocábulo vigiliatura. Por convicção sugeri que corrigisse para vilegiatura, tal como consta no Dicionário On-Line. Respondeu-me, agradecendo, que o termo está correcto. Perante a dúvida, muito grato fico se puderem esclarecer-me.
A palavra vigiliatura não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. Não sabemos em que contexto foi empregue essa palavra, mas se tiver sido utilizada no sentido “temporada de recreio ou veraneio” a forma correcta a utilizar deverá ser vilegiatura e não vigiliatura.

Ao realizarmos pesquisas em corpora e motores de busca da internet, encontrámos algumas ocorrências de vigiliatura no sentido de “vigília”, forma que, apesar de pouco corrente, é aceitável, pois decorre da aposição do sufixo -tura (elemento de formação pouco produtivo no português contemporâneo) ao substantivo vigília. No entanto, visto que vigília é a forma consagrada pelo uso e pelo registo lexicográfico, o uso de vigiliatura, vocábulo menos generalizado e passível de equívocos como o que motivou a sua dúvida, parece-nos desaconselhado.

Palavra do dia

bra·quis·tó·cro·na bra·quis·tó·cro·na


(grego brákhistos, -e, -on, curto + grego khrónos, -ou, tempo)
nome feminino

[Geometria]   [Geometria]  Curva que representa a trajectória de uma partícula entre dois pontos no menor intervalo de tempo, com gravidade constante e sem atrito.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Pesquisar/domiciliar [consultado em 02-04-2023]