PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

comunico

coercivo | adj.

Diz-se da força dos corpos que não perdem a qualidade magnética que se lhes comunicou....


Diz-se de fenómenos que reagem uns sobre os outros....


Relativo às relações ou comunicações entre os vários grupos humanos....


tricúspide | adj. 2 g.

Que tem três pontas no cimo....


visivo | adj.

Relativo à visão (ex.: comunicação visiva)....


fático | adj.

Que permite estabelecer a comunicação entre os interlocutores e testar o canal de comunicação (ex.: função fática da linguagem)....


somatossensorial | adj. 2 g.

Que é realizado por outros órgãos que não sejam os olhos e os ouvidos....


Que participa activamente nalguma actividade ou tarefa....


comunicacional | adj. 2 g.

Relativo a comunicação (ex.: estratégia comunicacional)....


diafásico | adj.

Que se distribui ou se diferencia segundo um estilo de expressão ou uma situação de comunicação (ex.: variação diafásica)....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).

Ver todas