PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

abissal

miriana | n. f.

Animal radiário abissal....


parténope | n. f.

Molusco abissal de aspecto repugnante....


lofo | n. m.

Peixe abissal do Pacífico....


abismal | adj. 2 g.

Relativo a abismo....


abissal | adj. 2 g.

Que se encontra apenas nas grandes profundidades do mar (ex.: peixe abissal)....


frade | n. m.

Grande peixe abissal....


fossa | n. f.

Depressão na crosta terrestre que resulta do afundamento de uma placa tectónica (ex.: fossa abissal; fossa continental; fossa submarina)....



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.

Ver todas