PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

-cefalia

-cefalia | elem. de comp.

Exprime a noção de cabeça (ex.: estenocefalia)....


bicefalia | n. f.

Condição do que tem duas cabeças, do que é bicéfalo....


euricefalia | n. f.

Conformação da cabeça excessivamente larga....


microcefalia | n. f.

Tamanho anormalmente pequeno da cabeça, geralmente associado a algum tipo de deficiência cognitiva; qualidade de microcéfalo....


nanocefalia | n. f.

Tamanho anormalmente pequeno da cabeça, geralmente associado a algum tipo de deficiência cognitiva; qualidade de nanocéfalo....


Configuração do crânio que corresponde à média entre a dolicocefalia e a braquicefalia....


macrocefalia | n. f.

Desenvolvimento excessivo da cabeça....


oxicefalia | n. f.

Conformação pontiaguda do crânio....


acrocefalia | n. f.

Conformação pontiaguda do crânio....


turricefalia | n. f.

Conformação pontiaguda do crânio, semelhante a uma torre....




Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].

Ver todas