PT
BR
Pesquisar
Definições



Melrinho

A forma Melrinhoé [derivação masculino singular de melromelro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
melromelro
|é| |é|
( mel·ro

mel·ro

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Pássaro dentirrostro (Turdus merula), de plumagem negra, bico amarelo e canto melodioso.


nome masculino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Pássaro dentirrostro (Turdus merula), de plumagem negra, bico amarelo e canto melodioso.Imagem

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Gnorimopsar chopi) da família dos emberizídeos, de plumagem preta, encontrada na América do Sul. = GRAÚNA, VIRA-BOSTA

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe percóide, encontrado na costa portuguesa.

4. [Figurado] [Figurado] Pessoa astuta, matreira. = ESPERTALHÃO, FINÓRIO


melro de bico amarelo

[Informal] [Informal] Pessoa astuta, matreira; pássaro de bico amarelo. = ESPERTALHÃO, FINÓRIO, MELRO

vistoFeminino: mélroa ou melra.
iconFeminino: mélroa ou melra.
Confrontar: mero.


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.