PT
BR
Pesquisar
Definições



Grafo

A forma Grafopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de grafargrafar], [elemento de composição] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
grafo-grafo-


elemento de composição

Exprime a noção de escrita (ex.: grafomotricidade).

etimologiaOrigem etimológica:grego gráfô, -ein, escrever, de grafé, -es, escrita.
grafografo
( gra·fo

gra·fo

)


nome masculino

1. [Matemática] [Matemática] Sistema de pares formados pela aplicação de um conjunto num segundo conjunto ou no mesmo conjunto. (Se os dois conjuntos forem o conjunto R dos números reais, o grafo é um sistema de pontos e confunde-se com a representação gráfica de uma função.)

2. [Matemática] [Matemática] Conjunto de pontos chamados vértices, em certos pares estão ligados por uma linha orientada (flecha) ou não (aresta).

etimologiaOrigem etimológica:francês graphe, do grego gráfô, -ein, escrever, de grafé, -es, escrita.
-grafo-grafo


elemento de composição

Elemento átono que exprime a noção de pessoa ou coisa que regista ou escreve (ex.: lexicógrafo; mamógrafo).

etimologiaOrigem etimológica:grego gráfô, -ein, escrever, de grafé, -es, escrita.
grafargrafar
( gra·far

gra·far

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Dar forma escrita a (ex.: grafar uma palavra; grafou farmácia com ph). = ESCREVER, ORTOGRAFAR

etimologiaOrigem etimológica:grafo- + -ar.


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




É correcto usar o termo enormíssimo?
A forma enormíssimo está correcta e corresponde ao grau superlativo absoluto sintético simples do adjectivo enorme.