Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
3ª pess. pl. pres. conj. de frisarfrisar
3ª pess. pl. imp. de frisarfrisar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fri·sar fri·sar - ConjugarConjugar
verbo transitivo

1. Tornar crespo, encrespar.

2. Ratinar.

3. Ondear.

4. Pôr frisos ou frisas em.

5. [Figurado]   [Figurado]  Acentuar, tornar saliente.

6. Citar a propósito.

verbo intransitivo e pronominal

7. Riçar.

8. Encrespar-se.

9. Andar, estar perto.

10. Ser semelhante, análogo, ou muito parecido.

verbo transitivo e intransitivo

11. [Marinha]   [Marinha]  Calafetar com frisa.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Frisem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".




No Brasil, são comuns frases do tipo: "O que você faz da vida?". O artigo definido que antecede o pronome interrogativo continua com valor determinante e, portanto, na função sintática de adjunto adnominal?
Por adjunto adnominal (ou determinante adnominal) entende-se uma palavra ou expressão que modifica, restringe ou acrescenta algo ao significado de uma expressão do tipo nominal. Um adjunto adnominal pode ser constituído por adjectivos (ex.: ele vive na casa grande no final da rua), locuções com função adjectiva (ex:. as suas atitudes de desrespeito [= desrespeitosas] causaram muitos problemas) e outras categorias de determinantes, tais como artigos (ex.: a cliente reclamou do mau serviço), determinantes possessivos (ex.: o meu chapéu-de-chuva ficou em casa) ou determinantes demonstrativos, sendo esta última a classificação da palavra o na frase que refere. Assim sendo, o determinante demonstrativo o nessa interrogativa é um adjunto adnominal, visto que especifica o pronome interrogativo que, com ele constituindo um sintagma nominal que desempenha função sintáctica de complemento directo da frase.
pub

Palavra do dia

sa·bra sa·bra
(hebraico sabrah)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Planta arbustiva (Opuntia ficus-indica), da família das cactáceas, com frutos doces e comestíveis. = CUMBEBA, FIGUEIRA-DA-BARBÁRIA, FIGUEIRA-DA-ÍNDIA, TABAIBEIRA

2. [Viticultura]   [Viticultura]  Variedade de uva branca.

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

3. Que ou quem é natural, habitante ou cidadão de Israel. = ISRAELENSE, ISRAELIANO, ISRAELITA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Frisem [consultado em 25-09-2020]