Significado de estraga-no-las

    A forma estraga-no-laspode ser [segunda pessoa singular do imperativo de estragarestragar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de estragarestragar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    estragarestragar
    ( es·tra·gar

    es·tra·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Causar estrago em; danificar; deteriorar.

    2. Depravar, corromper.

    3. Dissipar, dar cabo de.

    verbo pronominal

    4. Perder as boas qualidades, deteriorar-se; arruinar-se.

    5. Corromper-se, depravar-se.

    6. Perder a beleza; avelhentar-se.

    7. [Brasil] [Brasil] Ofender; ferir; comprometer alguém.

    etimologiaOrigem:talvez do latim *strago, -are, de strages, -is, desabamento, ruína, estragos, destruição, carnificina, derrota.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: estregar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "estraga-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    arrunhado | adj.

    Que tem a saúde estragada....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "estraga-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Gostaria de saber porque se escreve costas no plural e não no singular uma vez que a parte de trás é um lado. Seguindo o mesmo raciocínio deveríamos escrever peitos ou barrigas? Se eu digo que estou com dor nas costas, deveria dizer também que estou com dor nos peitos ou nas barrigas?