Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

orlar

orlarorlar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

or·lar or·lar

- ConjugarConjugar

(orla + -ar)
verbo transitivo

1. Pôr orla ou cercadura em.

2. Ornar em toda a roda.

3. Ornamentar.


SinónimoSinônimo Geral: DEBRUAR

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...unifamiliares, que, coa chegada da ducha diaria e o estado do benestar, comezaron a orlar os concellos rurais do país..

Em fragmentos da galaxia

...por dentro e dos espaços que encontrava para penetrações entre central e lateral (ou orlar uma defesa toda atraída para o centro) que tão bem fazia no passado..

Em castigomaximo.com

-celeste a ladear o umbral da porta, a orlar a esquadria da janela, a enlaçar longamente, garridamente, a cintura das casas..

Em sorumb

...sem excepção, de tamanho reduzido, vê montículos de terra sem o habitual granito a orlar a campa, apenas um ou outro crucifixo relembra o carácter religioso de onde estamos,...

Em Serenismo

...brancos e violeta e apanhem os beijos de mulata com as folhas verdes para orlar a

Em Kimbo Lagoa
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Qual o significado da palavra ântuma?
A palavra ântuma corresponde ao feminino singular do adjectivo ântumo. Este adjectivo não se encontra registado em nenhuma das obras de referência por nós consultadas e corresponde a uma formação por analogia com o adjectivo póstumo, com substituição da parte inicial da palavra (tomando erradamente post- por um prefixo latino, substituído por ante-).
Uma pesquisa em corpora e motores de busca da Internet revela que a palavra tem algumas ocorrências, sobretudo para designar algo que se verifica antes da morte de alguém, opondo-se por isso a algo póstumo (ex.: apenas um livro faz parte da sua obra ântuma, sendo todos os outros póstumos).

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/orlar [consultado em 21-05-2022]