PT
BR
Pesquisar
Definições



Diretoras

A forma Diretorasé [feminino plural de directordiretordiretor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
directordiretordiretor
|ètô| |ètô| |ètô|
( di·rec·tor di·re·tor

di·re·tor

)


adjectivoadjetivo

1. Que dirige, regula ou administra.


nome masculino

2. Aquele que tem a seu cargo uma direcção.

3. Mentor, guia.


director espiritual

Confessor.

etimologiaOrigem etimológica:francês directeur.

vistoFeminino: diretora ou diretriz.
iconFeminino: directora ou directriz.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:direcção.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diretor.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: director.
grafiaGrafia no Brasil:diretor.
grafiaGrafia em Portugal:director.
DiretorasDiretoras


Dúvidas linguísticas



Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.