PT
BR
Pesquisar
Definições



Desastre

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desastredesastre
( de·sas·tre

de·sas·tre

)


nome masculino

1. Acontecimento imprevisto e funesto, geralmente de grandes dimensões (ex.: desastre ambiental; desastre natural; desastre nuclear). = CALAMIDADE, CATACLISMO, CATÁSTROFE

2. Acontecimento, geralmente envolvendo meios de transporte, que provoca danos ou perdas (ex.: desastre automóvel; desastre de aviação). = ACIDENTE, SINISTRO

3. Coisa ou pessoa que falha ou é malsucedida (ex.: a reparação foi um desastre; eu era um desastre na escola). = DESGRAÇA, FRACASSO, INFORTÚNIO, INSUCESSO, LÁSTIMA, REVÉSÊXITO, SUCESSO

etimologiaOrigem etimológica:italiano disastro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Desastre" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Gostaria de saber a principal diferença entre o uso das palavras íntegro e integro e se não existe esta última palavra enquanto adjectivo.
As formas íntegro e integro são duas palavras homógrafas que se distinguem graficamente apenas pela acentuação mas que se pronunciam de maneira diferente.

A forma íntegro corresponde ao masculino singular do adjectivo (ex.: político íntegro) e a forma integro corresponde à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo integrar (ex.: eu integro a comitiva).