Significado de dejetaras-no-las

    A forma dejetaras-no-lasé [segunda pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de dejectardejetardejetar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    dejectardejetardejetar
    |èt| |èt| |èt|
    ( de·jec·tar de·je·tar

    de·je·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer dejeção de.

    verbo intransitivo

    2. Defecar.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: dejetar.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: dejectar.
    grafiaGrafia no Brasil:dejetar.
    grafiaGrafia em Portugal:dejectar.

    Histórico de pesquisas

    A palavra "dejetaras-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Relativamente às entradas cò e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
      1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
      2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.