PT
BR
Pesquisar
Definições



Congratulações

A forma Congratulaçõespode ser [derivação feminino plural de congratularcongratular], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
congratulaçãocongratulação
( con·gra·tu·la·ção

con·gra·tu·la·ção

)


nome feminino

1. Gozo ou prazer sentido pela felicidade ou sucesso de outrem.

congratulações


nome feminino plural

2. Conjunto de palavras para mostrar satisfação ou felicidade pela sucesso ou pelo bem de outrem; conjunto de palavras para congratular ou felicitar. = FELICITAÇÕES, PARABÉNS, PROLFAÇAS

etimologiaOrigem etimológica:latim congratulatio, -onis.
congratularcongratular
( con·gra·tu·lar

con·gra·tu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Apresentar congratulações ou felicitações a alguém ou reciprocamente. = FELICITAR


verbo pronominal

2. Mostrar felicidade ou satisfação, geralmente com o bem ou o sucesso alheio. = REGOZIJAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:latim congratulor, -ari.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Congratulações" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).