Significado de chiava-vo-lo

    A forma chiava-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de chiarchiar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de chiarchiar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    chiarchiar
    ( chi·ar

    chi·ar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Produzir som agudo e continuado.

    2. Dar chios.

    3. Ranger.

    4. [Informal] [Informal] Queixar-se.

    5. Falar.

    6. Replicar.

    7. Arder de cólera, abespinhar-se.

    nome masculino

    8. O chiar do carro.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "chiava-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    chio | n. m.

    Voz aguda dos ratos e de algumas aves....


    chiola | n. f.

    Carro de bois velho que chia muito....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "chiava-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?