PT
BR
Pesquisar
Definições



Brasis

A forma Brasispode ser [masculino plural topónimo de brasilbrasil] ou [plural de brasilbrasil].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
brasilbrasil
( bra·sil

bra·sil

)


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Árvore cesalpiniácea (Caesalpinia echinata) da família das leguminosas, da subfamília das cesalpiniáceas, cuja madeira é avermelhada e muito resistente. = ARABUTÃ, IBIRAPITANGA, PAU-PERNAMBUCO

2. Madeira dessa árvore.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PAU-BRASIL

etimologiaOrigem etimológica:brasa + -il.


Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).