PT
BR
Pesquisar
Definições



Bíblia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bíbliabíblia
( bí·bli·a

bí·bli·a

)


nome feminino

1. Colecção dos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento. (Geralmente com inicial maiúscula.)

2. Livro que contém esses textos.

3. Obra muito lida ou muito consultada.

4. Obra que contém os fundamentos de uma área, de uma disciplina ou de um assunto.


nome de dois géneros

5. [Brasil] [Brasil] Indivíduo protestante.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio biblia, -ae, de biblia, -orum, do grego biblía, plural neutro de biblíon, -ou, papel, tabuinha, livro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Bíblia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.