PT
BR
Pesquisar
Definições



Assunção

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
assunçãoassunção
( as·sun·ção

as·sun·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de assumir ou de se assumir (ex.: assunção de passivos financeiros; assunção de responsabilidades; assunção do papel de cuidador).

2. Elevação a uma dignidade ou cargo superior (ex.: assunção à presidência).

3. [Filosofia] [Filosofia] Proposição admitida como hipótese de base de um raciocínio.

4. [Lógica] [Lógica] Segunda proposição de um silogismo. = MENOR

5. [Religião católica] [Religião católica] Elevação da Virgem Maria ao Céu de corpo e alma (ex.: dogma da Assunção de Maria à glória celestial). [Geralmente com inicial maiúscula.]

6. [Religião católica] [Religião católica] Festa católica que comemora esse acontecimento e que se celebra 15 de Agosto (ex.: feriado da Assunção). [Geralmente com inicial maiúscula].

7. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Representação artística desse acontecimento (ex.: a Assunção de Ticiano está exposta em Veneza). [Geralmente com inicial maiúscula.]

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ASSUMPÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:latim assumptio, -onis, recebimento.

iconeConfrontar: ascensão.
AssunçãoAssunção

Auxiliares de tradução

Traduzir "Assunção" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.