Significado de admoeste-no-los

    A forma admoeste-no-lospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de admoestaradmoestar], [terceira pessoa singular do imperativo de admoestaradmoestar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de admoestaradmoestar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    admoestaradmoestar
    ( ad·mo·es·tar

    ad·mo·es·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Repreender branda e benevolamente (denunciando o mal feito e encarecendo o bem a fazer).

    2. Estimular alguém a determinada prática, atitude ou comportamento. = EXORTAR, INCITAR

    etimologiaOrigem:latim vulgar *admonestare, do latim admoneo, -ere, lembrar, advertir, avisar, aconselhar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "admoeste-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    admoestante | adj. 2 g.

    Que admoesta ou serve para admoestar....


    exortação | n. f.

    Ato de exortar (ex.: exortação à audiência)....


    monitória | n. f.

    Aviso de autoridade em que se intima o público a ir depor o que souber a respeito de um facto....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "admoeste-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Gostaria de saber qual é a diferença entre haver e ter, quando estes verbos são utilizados como auxiliares: eu tinha dito/eu havia dito, ele tinha feito/ele havia feito. Também gostaria de saber se há diferença entre o português luso do português do Brasil.