Significado de acanhara-vo-las

    A forma acanhara-vo-laspode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acanharacanhar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de acanharacanhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acanharacanhar
    ( a·ca·nhar

    a·ca·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Causar ou sentir acanhamento ou timidez (ex.: o discurso acanhou os noivos; entre, por favor, não se acanhe). = CONSTRANGER, ENVERGONHAR, INTIMIDAR, RETRAIR ≠ DESACANHAR

    2. Dar ou ter proporções menores que as regulares (ex.: a nova decoração acanhou o salão; a cidade acanhou-se). = APERTAR, DIMINUIR, ESTREITAR ≠ ALARGAR, AUMENTAR

    etimologiaOrigem:a- + canho + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "acanhara-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    canhestro | adj.

    Feito à esquerda, com a mão esquerda ou da esquerda para a direita; feito às canhas....


    contraído | adj.

    Que se contraiu; que apresenta tensão muscular....


    demisso | adj.

    Baixo; inclinado para o chão....


    dégagé | adj. 2 g.

    Sem acanhamento, muito senhor de si....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acanhara-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?