PT
BR
Pesquisar
Definições



-mania

A forma -maniapode ser[elemento de composição] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
-mania-mania


elemento de composição

Exprime a noção de loucura ou desejo imoderado (ex.: opiomania).

etimologiaOrigem etimológica:grego manía, -as, loucura, entusiasmo, paixão.
maniamania
( ma·ni·a

ma·ni·a

)


nome feminino

1. Apego excessivo ou obsessivo a uma ideia ou intenção; aferro a uma ideia fixa. = FIXAÇÃO, OBSESSÃO, OBSTINAÇÃO, TEIMOSIA

2. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CAPRICHO, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

3. Desejo imoderado.


mania das grandezas

Gosto exagerado pela posse de riquezas, pela ostentação de luxo ou de um estatuto social elevado.

etimologiaOrigem etimológica:grego manía, -as, loucura, entusiasmo, paixão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "-mania" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.