Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o processo de formação de palavras referente à palavra entorno no sentido de circunvizinhança, em redor, etc.
A palavra entorno é um derivado regressivo do verbo entornar. O processo de derivação regressiva consiste na formação de uma palavra através da redução de outra, pela eliminação do sufixo e acréscimo das vogais a, e ou o (ex.: comprar > compra; abater > abate; entornar > entorno).



Sou jornalista brasileiro e estou a redigir uma reportagem sobre o Estoril. Pedem-me, no entanto, o significado etimológico da palavra Estoril e não a encontrei nos dicionários disponíveis, nem tampouco nos sítios de localização. Por favor, poderiam me dar essa informação?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Ed. Confluência, Lisboa, 1984), José Pedro Machado, apesar de referir que o topónimo Estoril é de origem obscura, coloca a hipótese de se tratar de palavra de origem pré-romana alusiva à serra de Sintra, que se consegue vislumbrar a partir daquela vila.

Palavra do dia

a·ze·mel a·ze·mel
(talvez do árabe az-zamilâ, azémola)
nome masculino

1. Indivíduo que conduz azémolas ou bestas de carga. = ALMOCREVE, ARROCHEIRO, AZEMELEIRO, RECOVEIRO

2. Conjunto de tendas ou barracas para alojamento provisório de pessoas. = ABARRACAMENTO, ACAMPAMENTO, ARRAIAL

Plural: azeméis.Plural: azeméis.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/%CE%B4%CE%B7%CE%BC%CE%AE%CF%84%CF%81%CE%B9%CE%BF?%EF%BF%BD?t??? [consultado em 10-08-2020]