PT
BR
Pesquisar
Definições



ônagro

Será que queria dizer ónagro ou onagro?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ónagroônagro
( ó·na·gro

ô·na·gro

)


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Mamífero quadrúpede (Equus hemionus onager) da família dos equídeos, que constitui uma subespécie de jumento selvagem encontrado em regiões semidesérticas da Ásia.

2. [Antigo] [Antigo] [Militar] [Militar] Máquina de guerra para lançar pedras.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ONAGRO

etimologiaOrigem etimológica:latim onagrus, -i.
grafiaGrafia no Brasil:ônagro.
grafiaGrafia no Brasil:ônagro.
grafiaGrafia em Portugal:ónagro.
grafiaGrafia em Portugal:ónagro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ônagro" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).