PT
BR
Pesquisar
Definições



óbvio

Será que queria dizer obvio?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
óbvioóbvio
( ób·vi·o

ób·vi·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que salta à vista. = CLARO, EVIDENTE, MANIFESTO, PATENTE, VISÍVELLATENTE, OBSCURO

2. Que não pode ser questionado ou discutido. = AXIOMÁTICO, INCONTESTÁVEL, INDISCUTÍVEL, IRREFUTÁVELCONTESTÁVEL, DISCUTÍVEL, QUESTIONÁVEL, REFUTÁVEL

3. Que pode ser captado intuitivamente. = INTUITIVO

4. Não raro. = VULGAR

5. Que se conhece ou espera previamente. = PREVISÍVEL


nome masculino

6. Aquilo que é manifestamente evidente.

etimologiaOrigem etimológica: latim obvius, -a, -um, que vai ao encontro, acessível, trivial, óbvio, afável.
óbvioóbvio

Auxiliares de tradução

Traduzir "óbvio" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".