PT
BR
Pesquisar
Definições



área

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
áreaárea
( á·re·a

á·re·a

)


nome feminino

1. Extensão compreendida dentro de certos limites (ex.: área de construção; área de uma cidade). = SUPERFÍCIE

2. Zona que se distingue das demais pelas suas características específicas ou que está reservada para uma função específica (ex.: área comercial; área rural).

3. Campo em que se exerce certa actividade ou domínio do conhecimento (ex.: área cultural; área económica). = ESFERA, SECTOR

4. Zona de influência ou controlo (ex.: área dos políticos).

5. [Construção] [Construção] Espaço descoberto ou pátio na parte interna de um edifício.

6. [Desporto] [Esporte] Num campo, espaço delimitado a partir da linha da baliza.

7. [Geometria] [Geometria] Medida da superfície de uma figura geométrica.

8. [Astronomia] [Astronomia] Espaço que percorre em certo tempo o raio vector de um astro.


área de grande penalidade

[Futebol] [Futebol]  O mesmo que grande área.

área de paisagem protegida

O mesmo que área protegida.

área de serviço

Área comercial localizada junto a uma via rápida, dotada de serviços de abastecimento de combustível, restauração, zonas de descanso e, por vezes, alojamento. = ESTAÇÃO DE SERVIÇO

Zona de uma casa destinada aos serviços de limpeza, ao armazenamento de produtos ou ao alojamento de empregados.

área de trabalho

[Informática] [Informática]  Parte do interface gráfico de um sistema operativo onde se encontram ícones que representam pastas, ficheiros, programas ou atalhos para funcionalidades. = AMBIENTE DE TRABALHO

área de transferência

[Informática] [Informática]  Parte da memória usada para armazenamento temporário de dados, geralmente copiados ou cortados para serem inseridos noutra aplicação ou noutro local dentro da mesma aplicação.

área metropolitana

Zona urbana com grande concentração populacional, que corresponde ao território ocupado por uma grande cidade e outras cidades ou aglomerados sob a sua influência.

área protegida

Zona geográfica bem delimitada, gerida com o objectivo de preservar e restaurar as espécies animais e vegetais que nela habitam.

grande área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular de cada extremidade de um campo de futebol, onde se situa a baliza e a marca de grande penalidade.

pequena área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular dentro da grande área.

etimologiaOrigem etimológica:latim area, -ae, espaço livre, pátio, eira, praça, arena, cemitério.

iconeConfrontar: ária.
áreaárea


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




A minha dúvida é relativa ao novo Acordo Ortográfico: gostava que me esclarecessem porque é que "lusodescendente" escreve-se sem hífen e "luso-brasileiro", "luso-americano" escreve-se com hífen. É que é um pouco difícil de se compreender, e já me informei com algumas pessoas que não me souberam dizer o porquê de ser assim. Espero uma resposta de vossa parte com a maior brevidade possível.
Não há no texto legal do Acordo Ortográfico de 1990 uma diferença clara entre as palavras que devem seguir o disposto na Base XV e o disposto na Base XVI. Em casos como euroafricano/euro-africano, indoeuropeu/indo-europeu ou lusobrasileiro/luso-brasileiro (e em outros análogos), poderá argumentar-se que se trata de "palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido" (Base XV) para justificar o uso do hífen. Por outro lado, poderá argumentar-se que não se justifica o uso do hífen uma vez que se trata de "formações com prefixos (como, por exemplo: ante-, anti-, circum-, co-, contra-, entre-, extra-, hiper-, infra-, intra-, pós-, pré-, pró-, sobre-, sub-, super-, supra-, ultra-, etc.) e de formações por recomposição, isto é, com elementos não autónomos ou falsos prefixos, de origem grega e latina (tais como: aero-, agro-, arqui-, auto-, bio-, eletro-, geo-, hidro-, inter-, macro-, maxi-, micro-, mini-, multi-, neo-, pan-, pluri-, proto-, pseudo-, retro-, semi-, tele-, etc.)" (Base XVI).

Nestes casos, e porque afro-asiático, afro-luso-brasileiro e luso-brasileiro surgem no texto legal como exemplos da Base XV, a Priberam aplicou a Base XV, considerando que "constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido". Trata-se de uma estrutura morfológica de coordenação, que estabelece uma relação de equivalência entre dois elementos (ex.: luso-brasileiro = lusitano e brasileiro; sino-japonês = chinês e japonês).

São, no entanto, excepção os casos em que o primeiro elemento não é uma unidade sintagmática e semântica e se liga a outro elemento análogo, não podendo tratar-se de justaposição (ex.: lusófono), ou quando o primeiro elemento parece modificar o valor semântico do segundo elemento, numa estrutura morfológica de subordinação ou de modificação, que equivale a uma hierarquização dos elementos (ex.:  eurodeputado = deputado [que pertence ao parlamento europeu]; lusodescendente = descendente [que provém de lusitanos]).

É necessário referir ainda que o uso ou não do hífen nestes casos não é uma questão nova na língua portuguesa e já se colocava antes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. Em diversos dicionários e vocabulários anteriores à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 já havia práticas ortográficas que distinguiam, tanto em Portugal como no Brasil, o uso do hífen entre euro-africano (sistematicamente com hífen) e eurodeputado (sistematicamente sem hífen).