PT
BR
Pesquisar
Definições



Árabe

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
árabeárabe
( á·ra·be

á·ra·be

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo à Península Arábica.

2. Relativo ou pertencente à população falante de árabe.

3. [Por extensão] [Por extensão] Muçulmano.


nome de dois géneros

4. Natural, habitante ou cidadão da Península Arábica.

5. Indivíduo falante de árabe.


nome masculino

6. Língua camito-semítica constituída por um conjunto de dialectos falados na Península Arábica e em muitos outros países de cultura árabe, nomeadamente no Norte de África.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

7. Diz-se de ou raça de cavalos originária da Península Arábica.

etimologiaOrigem etimológica:latim arabs, arabis.

ÁrabeÁrabe

Auxiliares de tradução

Traduzir "Árabe" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Gostaria de saber o significado de "a favor de".
A locução prepositiva a favor de, sinónima da locução em favor de, significa, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, “favorável a ou partidário de” (ex.: o político era a favor da liberalização do consumo de drogas) e “em proveito ou benefício de” (ex.: o concerto foi realizado a favor das vítimas do furacão).