Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
infra-axilares
infrapaginais
infrabasilares (norma brasileira)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a origem da palavra Obrigada (o) e também como se deve responder a esta palavra.
Obrigado (a/os/as) é um adjectivo (também usado como interjeição) que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade". Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que originalmente fosse uma construção verbal como "Fico-lhe obrigado (= agradecido)" ou "Ela ficou-lhe obrigada (= agradecida)".

As respostas à fórmula de agradecimento obrigado(a) podem ser muito variadas, muitas vezes dependendo da situação de comunicação, como "Não tem de quê", "De nada", "Obrigado(a) eu" ou ainda "Obrigados(as) nós".




Solicito saber a ortografia correta da palavra franqueado ou franquiado?
Segundo vários dicionários e vocabulários portugueses, existem os verbos franquear e franquiar, cujas definições pode encontrar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É de notar que o verbo franquiar surge sempre apenas com o sentido de colocar um selo postal ou pagar uma franquia postal. Por este ponto de vista, as formas franqueado e franquiado estarão ambas correctas, dependendo do sentido que possam ter consoante o contexto (ex. importação franqueada; carta franquiada). No entanto, são poucos os dicionários ou vocabulários brasileiros que registam o verbo franquiar e consequentemente, o particípio franquiado (das referências consultadas, apenas o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira o regista) o que pode indiciar que há pelo menos uma diferença no uso que pode desaconselhar o uso de franquiar no português do Brasil (por exemplo, o Manual de Redacção e Estilo de O Estado de S. Paulo admite apenas franquear como o verbo para franquia), pois também não aparece registado em dicionários brasileiros o sentido de franquia que diz respeito a selo ou tarifa postal.

Palavra do dia

o·ré·a·de o·ré·a·de
(latim Oreas, -adis)
nome feminino

[Mitologia]   [Mitologia]  Ninfa dos bosques, dos montes ou das grutas.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/%5Binfrapatellaris%5D [consultado em 07-07-2020]