PT
BR
Pesquisar
Definições



éassim

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
assimassim
( as·sim

as·sim

)


advérbio

1. Deste (daquele ou desse) modo.

2. Do mesmo modo.


conjunção

3. Logo; porém.


assim como

Usa-se para indicar que algo se faz ou acontece da mesma forma que ou à semelhança de; e também (ex.: preencha os campos relativos aos seus dados pessoais, assim como o local e a data). = BEM COMO

assim como assim

De qualquer maneira (ex.: assim como assim, não vamos resolver nada, por isso nem vale a pena tentarmos).

assim que

Usa-se para indicar uma sequência imediata de acções ou situações (ex.: assim que o filme começou, desataram a rir). = APENAS, LOGO QUE, MAL

assim seja

Usa-se para dar aprovação incondicional. = AMÉM

como assim

Usa-se interrogativamente para pedir explicação ou esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.

é assim

[Informal] [Informal] Locução esvaziada de sentido que se usa ou se repete no discurso, geralmente de forma inconsciente ou automática, como bordão linguístico (ex.: é assim, ninguém sai daqui se a sala não estiver arrumada).

e assim por diante

Usa-se para indicar uma longa sequência ou enumeração. = E POR AÍ FORA

etimologiaOrigem etimológica:latim ad, para, até, junto de + sic, assim, desta maneira.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.