Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

zooarqueologia

zooarqueologiazooarqueologia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

zo·o·ar·que·o·lo·gi·a zo·o·ar·que·o·lo·gi·a


(zoo- + arqueologia)
nome feminino

[Arqueologia]   [Arqueologia]  Ramo da arqueologia que se dedica ao estudo de restos de animais encontrados em sítios arqueológicos.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Africana * Arqueometria * Arqueo-botânica * Zoo-arqueologia * Gestão de Qualidade do Património Arqueológico (Colaboração do programa HERITY) * Teoria da Arqueologia (Outras especializações no quadro da rede Erasmus-Mundus) Bolsas de formação e investigação e estágios de iniciação profissional: * Bolsas

Em Cidadãos por Abrantes

Hoje foi defendida com sucesso a dissertação de mestrado de Diogo Mota sobre "Estudo zooarqueológico de restos faunísticos de época islâmica (séculos XII/XIII) de um silo do castelo de Aljezur" integrado no Mestrado em Paleontologia da FCT-Universidade Nova de Lisboa + Universidade de Évora. Parabéns ao Diogo que agora…

Em Lusodinos- Dinossauros de Portugal

Realiza-se no próximo dia 31 de maio (sábado), no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, um workshop sobre Introdução aos estudos zooarqueológicos, cujo programa se anexa. Este será orientado por Nelson Almeida , Investigador com inúmero trabalho desenvolvido nesta área. Destina…

Em bloguedelisboa.blogs.sapo.pt

...lítico, os rituais de inumação dos esqueletos encontrados, aspectos relacionados com a arquebotânica e zooarqueologia , ou ainda a comparação com outros concheiros

Em NOTICIAS DO RIBATEJO

72" W [ dados GE ] fotografia de abertura - um laboratório de zooarqueologia , para o estudo de ossos animais, achados em contexto

Em Espaço e Memória
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo?
A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa).



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.

pub

Palavra do dia

del·tai·co del·tai·co


(delta + -aico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a um delta (ex.: depósitos deltaicos; região deltaica).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/zooarqueologia [consultado em 06-12-2021]