PT
BR
Pesquisar
Definições



zica

A forma zicapode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zica1zica1
( zi·ca

zi·ca

)


nome feminino

1. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Falta de sorte (ex.: eles estão numa zica danada!). = AZAR, ZIQUIZIRA

2. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Bicicleta.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que tem qualidades positivas (ex.: este é o jogo mais zica; ideia muito zica). = BOM

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez redução de ziquizira.
zica2zica2
( zi·ca

zi·ca

)


nome masculino

1. [Biologia, Medicina] [Biologia, Medicina] Vírus que se transmite ao homem pela picada dos mosquitos do género Aedes.


nome feminino

2. [Medicina] [Medicina] Doença infecciosa causada por esse vírus que provoca erupções cutâneas, dores articulares, febre baixa e dores de cabeça (ex.: autoridades confirmam novo surto de zica; vírus da zica). [Os sintomas são semelhantes aos sintomas da dengue, mas mais suaves.]

etimologiaOrigem etimológica:Zika, topónimo [floresta do Uganda].

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).