PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragateiro-escamoso-dourado

A forma zaragateiro-escamoso-douradoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragateiro-escamoso-castanhozaragateiro-escamoso-castanho
|mô| |mô|
( za·ra·ga·tei·ro·-es·ca·mo·so·-cas·ta·nho

za·ra·ga·tei·ro·-es·ca·mo·so·-cas·ta·nho

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Trochalopteron austeni) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-CABEÇA-CASTANHA

etimologiaOrigem etimológica: zaragateiro + escamoso + castanho.
zaragateiro-escamoso-douradozaragateiro-escamoso-dourado
|mô| |mô|
( za·ra·ga·tei·ro·-es·ca·mo·so·-dou·ra·do

za·ra·ga·tei·ro·-es·ca·mo·so·-dou·ra·do

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Trochalopteron subunicolor) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-ESCAMADO

etimologiaOrigem etimológica: zaragateiro + escamoso + dourado.
zaragateiro-escamoso-douradozaragateiro-escamoso-dourado


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).