PT
BR
Pesquisar
Definições



xadrezito

A forma xadrezitoé [derivação masculino singular de xadrezxadrez].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
xadrezxadrez
|ê| |ê|
( xa·drez

xa·drez

)
Imagem

JogosJogos

Jogo sobre um tabuleiro, com 64 casas, em que se fazem mover 32 peças com seis figuras diferentes que simulam 2 exércitos.


nome masculino

1. [Jogos] [Jogos] Jogo sobre um tabuleiro, com 64 casas, em que se fazem mover 32 peças com seis figuras diferentes que simulam 2 exércitos.Imagem

2. [Jogos] [Jogos] Tabuleiro em que se pode jogar esse jogo.Imagem

3. Relação ou situação complexa com muitos intervenientes e manobras ou movimentações (ex.: xadrez político).

4. Padrão, geralmente de tecidos, cujas cores são dispostas em quadrados alternados. = AXADREZADO

5. Conjunto de embutidos de pedra, madeira ou outro material que dão o aspecto daqueles quadrados.

6. [Informal] [Informal] Calabouço da polícia ou estabelecimento prisional. = CADEIA, PRISÃO

7. [Entomologia] [Entomologia] Género de insectos lepidópteros.

8. [Náutica] [Náutica] Engradamento de madeira que serve de sobrado a bordo.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

9. Cujas cores estão dispostas em quadrados (ex.: saia xadrez). = AXADREZADO

etimologiaOrigem etimológica:árabe hispânico as-satrang.

vistoPlural: xadrezes.
iconPlural: xadrezes.
xadrezitoxadrezito


Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).