PT
BR
Pesquisar
Definições



vários

A forma váriospode ser[adjectivoadjetivo], [quantificador existencial e pronome indefinido plural] ou [quantificador existencial plural].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
váriovário
( vá·ri·o

vá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. De cores ou matizes diversos. = MATIZADO, VARIEGADO

2. Cujas características apresentam diversidade. = DIVERSO, VARIADO, VARIEGADO

3. Alternado, revezado.

4. Que muda de opinião ou de ideias. = CAPRICHOSO, INCONSTANTE, VARIÁVEL, VOLÚVEL

5. Que hesita. = CONTRADITÓRIO, HESITANTE, INDECISO

6. Desvairado; delirante.

7. Buliçoso, desassossegado.

vários


quantificador existencial e pronome indefinido plural

8. Indica quantidade considerável. = DIVERSOS, MUITOS

9. Indica quantidade reduzida; certo número de. = DIVERSOS, ALGUNS


quantificador existencial plural

10. Indica quantidade de coisas diferentes (ex.: a questão incomodou várias sensibilidades políticas). = DIFERENTES, DIVERSOS

etimologiaOrigem etimológica:latim varius, -a, -um, de diferentes cores, variegado, mosqueado, variado, diverso, abundante, inconstante, incerto.

Auxiliares de tradução

Traduzir "vários" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.