Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vitupério

vitupériovitupério | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vi·tu·pé·ri·o vi·tu·pé·ri·o


(latim tardio vituperium, crime, vício, do latim vitupero, -are, encontrar defeitos em, censurar, repreender)
nome masculino

1. Censura áspera a actos ignominiosos.

2. Acto ou efeito de exprobrar, de desaprovar.

3. Insulto; injúria; ultraje.

4. Acção vergonhosa, vileza, infâmia, ignomínia.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vitupério" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...quantas vezes nós alimentamos nossa mente e o coração com o lixo, com o vitupério da iniquidade e - desculpem a vulgaridade da expressão -, com as porcarias deste...

Em Blog da Sagrada Família

O zeloso guardador dos bons costumes – pois de outro modo encontraria outro vitupério para desqualificar o adversário – emaranha-se na especulação

Em O felino

, desenhamos um sistema bonito, intelectualmente brilhante (OK, elogio em boca própria é vitupério ), que permitiu que a empresa fosse certificada, mas que nunca gerou a mais...

Em Balanced Scorecard

Vituperio , barbián, sapenco, burdégano, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, agibilibus, electroencefalografista, apapachar..

Em Casa das Artes

...nem se sabe ainda como será apresentado para discussão pública, ou o discurso de vitupério permanente em torno da conceito da interminável crise..

Em Patologia Social
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vitup%C3%A9rio [consultado em 27-09-2022]