Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vi·si·gó·ti·co vi·si·gó·ti·co
adjectivo
adjetivo

Relativo aos Visigodos.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Atender ao telefone ou atender o telefone?
De acordo com alguns dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2009) e o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Texto Editores, 2007), o verbo atender, no sentido de "responder (a uma chamada)", pode ser transitivo directo, isto é, usado com um complemento directo não introduzido por preposição (ex.: atender o telefone) ou usado como transitivo indirecto, isto é, com complemento indirecto precedido de preposição (ex.: atender ao telefone), apesar de este corresponder a um uso menos comum deste verbo.

Assim sendo, nenhuma das expressões que refere está errada, apesar de atender o telefone ser mais usado pelos falantes de português do que atender ao telefone.




Gostaria de saber porque é que deve ser mesmo utilizado plural na concordância do substantivo Estados Unidos. Exemplo: os Estados Unidos são o país... ou devemos usar: o Estados Unidos é o país…?
Os artigos, tal como outros determinantes ou adjectivos, concordam geralmente em número e género com os nomes, independentemente de se tratar de nomes comuns ou nomes próprios. No caso em apreço, deverá utilizar o artigo definido o na sua flexão masculina e plural (os), pois o nome que determina encontra-se flexionado na sua forma masculina plural (estados). Assim sendo, deverá escrever, por exemplo, os Estados Unidos, a República Centro-Africana, os Emirados Árabes Unidos ou as Ilhas Maldivas.
Em frases copulativas com dois grupos nominais, como aquela que refere, a concordância pode ser feita com o sintagma que precede o grupo verbal se a frase estiver na posição canónica (os Estados Unidos [sujeito] são [verbo] o país mais rico do continente americano [predicativo do sujeito]) ou com o sintagma que sucede o grupo verbal se houver inversão da ordem da frase (Os Estados Unidos [predicativo do sujeito] é [verbo] o país mais rico do continente americano [sujeito]).

pub

Palavra do dia

tre·li·ça tre·li·ça
(francês treillis)
substantivo feminino

1. Rede metálica para resguardo. = GELOSIA

2. [Construção]   [Construção]  Sistema de vigas cruzadas usado no travejamento de pontes e telhados (ex.: treliça de madeira; treliça metálica).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/visig%C3%B3tica [consultado em 19-01-2019]