PT
BR
Pesquisar
Definições



verrina

A forma verrinapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de verrinarverrinar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de verrinarverrinar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
verrinaverrina
( ver·ri·na

ver·ri·na

)


nome feminino

1. Discurso violento contra alguém, semelhante aos discursos feitos por Cícero (106 a.C.-42 a.C., cônsul romano) contra Verres (120 a.C.-43 a.C., magistrado romano).

2. Crítica áspera na imprensa ou na tribuna.

3. Censura, acusação acerva.

etimologiaOrigem etimológica:latim verrina, -ae, singular de verrinae, -arum, discursos de Cícero contra Verres.
verrinarverrinar
( ver·ri·nar

ver·ri·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Fazer verrina ou crítica apaixonada.

etimologiaOrigem etimológica:verrina + -ar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Qual o antônimo de "neo"?
Assumindo que se refere ao elemento prefixal neo-, que exprime a ideia de “novo” (ex.: neoclássico, neo-realismo), não existe um antónimo directo, contrariamente ao que acontece, por exemplo, com macro-/micro- (ex.: macroeconomia, microeconomia). É, no entanto, possível utilizar o elemento prefixal paleo-, que exprime a ideia de “antigo, velho” (ex.: paleobotânica) ou arque-/arqui-, que exprime a ideia de “original, principal ou primeiro“ (ex.: arquiacólito).